domingo, maio 28, 2006

o electro blog

Diz-se de Trieste que é a cidade menos italiana da Itália, que são só velhos, que as pessoas são estranhas. Ah, e que não acontece nada. E ainda que as primeiras 3 afirmações sejam verdade (por exemplo, aqui encontra-se um dos maiores hospitais psiquiátricos da Itália onde o método revolucionário de Basaglia permite aos pacientes ter uma vida no exterior do hospital... imagine-se os transeuntes da cidade), a última só o é se não abrirmos os olhos. Numa cidade cheia de atentados à liberdade de expressão, existe uma iniciativa cultural fora de série.
Acabo de regressar de uma matinée inserida no festival 'Electroblog', realizada esta tarde num lindo jardim da cidade, onde a participação em massa do público garantiu o sucesso de um cartaz em competição directa com o festival 'Springsix' na cidade Austríaca de Graz, apenas a 3 horas de carro de Trieste. Mas nem é tanto a adesão do público que me supreende mais, e sim a iniciativa de trazer estes sons menos amigos da luz do dia (segundo consta) exactamente para... a luz do dia. Convido a vista a www.electroblog.net , e passo a explicar: foram 3 dias de DJ sets e Live Acts em vários jardins da cidade das 17 às 22.30 com entrada grátis, seguindo depois pela noite dentro em clubs privados com muitos DJs italianos, eslovenos, alemães, e por essa europa fora.

Agora regressando ao burgo, porque não fazer algo de semelhante em Faro? São cidades de dimensões semelhantes em termos de população, e ambas ao pé do mar. Aqui acabam as semelhanças. E fora as esparsas iniciativas que todos sabemos, a vida cultural em Faro é um marasmo. Seremos nós incapazes de realizar este tipo de coisas? Será que a preguiça do nosso calor algarvio se tornou crónico?

Enfim.

Mudando de assunto (ou não), como prometido o Nascer da Lua vai acontecer aqui em Trieste na Radio Fragola. O horário vai ser das 15.30 às 16.30 nas próximas quatro 3as-feiras. Visto que a Radio Fragola não emite online, não serve de nada dizer-vos isto, a menos que estejam a pensar vir para estes lados. Logo, o que há a fazer é continuarem ligados Ao Nascer da Lua no horário do costume na vossa RUA.

'E o Senhor disse: assim seja'

Amén.

DJ Sir Aiva (em directo de Trieste)
O programa de 26/05/06, como certamente já saberão, ficou marcado pela minha estreia a solo ao comando das operações do "Ao Nascer da Lua". Penso que correu muito bem! O objectivo era fazer um programa que os ouvintes habituais considerassem... como dizer isto... à "Ao Nascer da Lua". Bem, pelo menos não gaguejei muito, e não disse #$£&?**§ no ar... Mas acima de tudo, senti-me bastante à vontade e fartei-me de dançar sozinho naquele estúdio. Deixo aqui uma questão para todos: Parece-me que os programas a solo, este meu 1º e os do Sir_Aiva, tendem ser mais sérios, sóbrios e formais do que os que fazemos em conjunto ou em formato "DJ Chat". Porque será?
Por falar em "DJ Chat", no programa de 09/06/06 espero ter um DJ convidado, bem conhecido dos frequentadores de longa data da noite farense... mas por agora ainda é segredo. Esperem novidades durante esta semana. Na próxima sexta... bem, mais do mesmo. Só não sei se poderei estar em directo, por motivos profissionais. Espero bem que sim, pois acho que estou a ficar viciado em directos radiofónicos!!!
Volto a pedir-vos que deixem os vossos comentários, especialmente valiosos nestas minhas primeiras "performances". Até sexta feira... "Ao Nascer da Lua"

Playlist de 26/05/06:

Roni Size & Reprazent - heroes (kruder & dorfmeister remix)
Nightmares on Wax feat. Sarah Winton - finer
Cinematic Orchestra - flite
Tosca - john tomes
Bandex - chico bam bam
Massive Attack - inertia creeps
DJ Shadow - you can't go home again
Zero 7 - in the waiting line (aquanote's naked adaptation)
Fauna Flash - question (stereotyp remix)
Dzihan & Kamien - just you & I
Badmarsh and Shri - bang
Smadj - glogg
Nusrat Fateh Ali Khan & Michael Brook - tracery (nitin sawhney remix)
DJ Dolores & Orquestra Santa Maria - a dança da moda
Zuco 103 - tão lonely
Fernanda Porto feat. Chico Buarque - roda viva
DJ Patife feat. - future's call
DJ Patife feat. Cleveland Watkiss - overjoyed (club remix)
PHD & The Funky Technician - above & beyond
Roni Size & Reprazent - mexican
Roni Size & Reprazent - heroes

quarta-feira, maio 17, 2006

O ciclo Lunar

28 dias - seria a duração natural de um mês na Terra, não fosse a influência da Santa Sé ao inventar o calendário Gregoriano. São 4 semanas, ou um ciclo lunar completo, ou uma volta do ciclo menstrual feminino. Se estivesse tudo no seu lugar, o ano teria 13 meses todos de duração igualzinha, e não teríamos essa coisa chata dos anos bissextos (e quem nasceu a dia 29 de Fevereiro, como é? hem?). Já para não falar na 'rule-of-thumb' dos nós dos dedos para saber a duração de cada mês do nosso ano católico. Mas o número 13 traz à memória colectiva coisas negras - afinal não eram 13 os apóstolos à mesa com o J. Cristo? Que diria o Dan Brown se estivesse a ler isto? Mas estou a divagar...
28 dias é também a duração da minha ausência de Portugal por motivos de Luas maiores. Um ciclo Lunar completo que deixo nas sábias mãos do DJ Zafur.

Mas não deixo a rádio nestas 4 semanas - o nascer da Lua vai ter outro nome noutra cidade, e ficamos todos a ganhar porque não é sempre que há 2 Nasceres da Lua por semana. A cidade italiana de Trieste vai ouvir o Nascer da Lua (neste caso, muito mais poeticamente 'sentire il Sorgere della Luna') às segundas feiras nas ondas sonoras da Radio Fragola 104.5 FM. Já iniciámos este intercâmbio com o Piero Pocceco em Janeiro e quem sabe o que mais virá? Fiquem ligados Ao Nascer da Lua 6as feiras das 20 às 22h na Rua FM 102.7 com DJ Zafur, e 2as feiras em horário a estabelecer na Rádio Fragola 104.5 na zona de Trieste. Até breve!!

DJ Sir_Aiva

terça-feira, maio 02, 2006

Olá a todos!!!
Sexta-feira passada tivemos um "Ao Nascer da Lua" dividido em duas secções.
Na primeira hora, prestamos homenagem a um dos nossos géneros musicais preferidos: funk, groove e seus derivados. Começamos com alguns músicos e êxitos marcantes da época alta do funk (60's, 70's e inícios dos 80's), como Isaac Hayes, Stevie Wonder, Kool & the Gang, etc... E fomos gradualmente passando para algumas re-interpretações electrónicas destas "estilosas" categorias musicais.
Na segunda hora, presenteamos os ouvintes da RUA com uma primeira audição do mais recente álbum de DJ Patife, intitulado "Na Estrada". E que álbum!!! Optámos por não fazer uma reprodução literal deste genial disco, intercalando-o com alguns dos artistas que habitualmente colaboram com o talentoso músico brasileiro (Fernanda Porto, DJ Marky) e também outros ritmos e latitudes do drum&bass.
Quase no final, tivemos a visita de um dos vencedores do passatempo Smoke City. Após ter respondido positivamente ao nome da vocalista deste colectivo (Nina Miranda), o nosso simpático ouvinte levou pra casa uma das emissões do "Ao Nascer da Lua" em CD. Fiquem atentos ao programa, pois em breve teremos mais passatempos para vocês.
Devido à ocorrência da XXI Semana Académica da UALG (entre 4 e 14 de Maio), toda a programação e meios da RUA fm estarão afectos à cobertura radiofonica desse grandioso evento. Assim, nas próximas duas semanas não teremos "Ao Nascer da Lua". Ficamos à vossa espera na próxima emissão, que decorrerá no dia 19/05/2006, entre as 20h e as 22h, na RUA fm. Abraços!


Playlist de 28/04/2006:

Gary Bartz NTU Troop - celestial blues
Lalo Shifrin - dirty harry
James Taylor Quartet - the adventures of mr. niles
Isaac Hayes - shaft
Kool & The Gang - jungle boogie
Stevie Wonder - superstition
Jack Jones - love boat theme
Dimitri from Paris - not quite disco
Fila Brazillia - feathery legs
Nuorican Soul - i am the black gold of the sun (4hero remix)
Jazzanova - takes u back
Nekta - time to rise and shine
Dorfmeister con Madrid de los Austrias - spanish grease
DJ Patife feat. Cleveland Watkiss - overjoyed
Fernanda Porto - baque virado
DJ Marky & XRS - rotation
DJ Patife feat. Janaina Holland & Wilson Simoninha - que pena
Roberto Carlos - calhambeque (Dub Club remix)
DJ Marky & XRS - lk
DJ Patife feat. Camila Andrade - diariamente
Roni Size & Reprazent - destination
DJ Patife feat. Justina Curtis & J-Eye - loving u
DJ Patife feat. Vitrola Stereophonica & Emerson Villani - the midnighter