terça-feira, junho 27, 2006

Regresso à face audível da Lua

Não há volta a dar – o lugar onde a Lua nasce mais bonita é no Algarve, e na tua RUA. E bendita sejas tu, Internet, que levas estas ondas sonoras de luz fecunda por todo o mundo, transformada em bits de informação codificada para que chegue até ti, amigo americano ou africano, emigrante que tens saudades ou que até desdenhas deste nosso burgo de sol, praias e crise. No fundo somos todos tugas, e todos temos a sardinha no paladar, o Sol de Agosto no corpo e o fado na Alma, quer estejamos na Escandinávia, na França ou em Queluz de Baixo. Para que não nos falte a Lua nossa de cada noite (excepto, claro, nos dias de Lua nova, mas estes não contam que ainda estragam este raciocínio que até aqui vai tão bem), eis que regresso Ao Nascer da Lua para completar o ciclo (o tal de 28 dias mas que não é o menstrual) e, junto com o DJ Zafur, afinfamos 2 horas de novidades nunca dantes escutadas por estes lados. Ui ui, até apitou, e entre parlapiê variado que andou desde os eventos culturais do Nordeste Italiano até ao difícil momento politico que Timor Lorosae está a viver, aqui está o que de musical fizemos ouvir na frequência da RUA:

Sufjan Stevens - Concerning the UFO Sighting Near highland hill
OVO - metal frio
Ludo - ouvi chamar
Sufjan Stevens - The Man of Metropolis Steals Our Hearts
Usual Masters - Nocturne In Paris
Gotan Project Meet Chet Baker - Round About Midnight
Bebel Gilberto - Cada Beijo
De-Phazz - Mambo Craze (Featuring Pat Appleton)
Mana Traya - Happy Hour
Reminiscence Quartet - Inspiration
Llorca The Novel Sound
Parov Stelar - Get Up On YOur Feet (Original Version)
Langoth - Watch what you say
kings of convenience - i'd rather dance with you
The Clones - Shut Up & Dance
Jamiroquai - (Don't) Give Hate A Chance
Aphrodite - Bad Ass
London Elektricity - Pussy Galore
DJ Marky & XRS - breeze feat. cleveland watkiss
Aphrodite - Ganja Man (featuring Deadly Hunta)
London Elektricity - The Mustard Song
Fernanda Porto - Outro Lugar do Mundo
Big Bud - A Way Of Life
London Elektricity - The Strangest Secret In The World
Aphrodite - Heat Haze
Aphrodite - Precinct 13
Aphrodite - Sometimes (Original Vocal Mix)
Big Bud - Darker than Blue

Já que para a semana a RUA vai transmitir o Festival Med em directo e na íntegra, haverá outra pausa forçada no Nascer da Lua. No entanto, preparem os vossos aparelhos de recepção porque no dia 7 de Julho vamos ter convidados de peso para o DJ Chat. FIQUEM LIGADOS!

quinta-feira, junho 22, 2006

Olá a todos!

Esta semana só tive tempo de vir à net hoje. Felizmente, o DJ Sir_Aiva já voltou a Portugal, e como está cheio de pica já se fartou de escrever mails e "posts". Tal como vocês, também estou em pulgas para ouvir as estórias e o som que ele trouxe de Itália. Para além da "playlist" do programa da semana passada, só quero acrescentar que vamos ter novidades sobre um novo espaço de divertimento nocturno em Faro: o Nordik. Então, ficamos à vossa espera, à hora de sempre, no sítio de sempre, para mais um "Ao Nascer da Lua".
Abraços!!!

"Playlist" de 16/06/06:

Bacuzzi - sunday's child
Skalpel - sculpture
Massive Attack feat. Sinead O'Connor - what your soul sings
Air - surfin on a rock
Unkle feat. Alice Temple - bloodstain
Nusrat Fateh Ali Khan (State of Bengal Remix) - shadow
Kid Loco - she's my lover
Thievery Corporation - shadows of ourselves
Nekta - time to rise and shine
De-phazz - homesicks inc.
Chico Science & Nação Zumbi - rios, pontes e overdrives
Zuco 103 - maracatu atomico
Fernanda Porto & Chico Buarque - roda viva
Nick Holder - moments in dub
Stereotyp (Dub Club Remake) - um, dois, tres...
Incognito (Jazzanova Remix) - get into my groove
DJ Patife - 81 is the number
Roni Size & Reprazent - share the fall
Ges-E & Usman - talking tablas
Amon Tobin - dream sequence
DJ Marky & XRS feat. Vikter Duplaix - moments of lust
DJ Marky & XRS - rotation
Big Bud - transmission
Big Bud - darker than blue

Não existe adeus

Trieste ficou lá no mesmo sitio, a vida continua lá como ontem, como no outro dia, como amanhã. Só eu é que já não estou lá, contribuo agora para a continuidade cósmica existindo em Portugal, regressando a Faro e Ao Nascer da Lua. Já não me lembro se foi Gabriel o Pensador que disse mais ou menos isto, mas ouvi algures que só se volta se o regresso compensa a despedida. Neste caso particular (o meu, em Trieste) já não percebo bem o que é regressar: se é voltar para lá, se é voltar para cá. Acho que depende do ponto de vista e da situação temporal. Se falo no passado agora é porque regressei para cá, quando lá cheguei foi um regresso também. O que está implícito em ‘regresso’ é que se retorna a algo familiar, regressa-se normalmente a ‘casa’. Pois bem, estou de volta a casa.

O que não implica que Trieste não seja também minha casa, os meus amigos Triestinos a minha família italiana , o dia a dia de lá a minha rotina.

Sou um sortudo, muita gente não tem sequer um lar. Eu tenho dois.

No que diz respeito Ao Nascer da Lua, existem alguns agradecimentos obrigatórios: Rádio Fragola (pela hospitalidade e ‘coração aberto’ com que me receberam), Nicola Rossi (pelas dicas técnicas e inspiração), Stefano Savio (pela valiosa colecção musical e altre cazzate), Flaviano Londero (por muita música nova que me apresentou).
Aliás, não sou eu que agradeço, são os ouvintes do Nascer da Lua.

quarta-feira, junho 14, 2006

Trieste e a Lua parte II

Diz quem viu que esta terça-feira andava no horizonte uma Lua a nascer por volta das 15.45 na provincia italiana de Friuli-Venezia Giulia. Eu como não sou de intrigas digo que pelo menos ouvi... ou pelo menos fiz-me ouvir. Foi a 2ª edição do 'Il Sorgere della Luna' na Radio Fragola 104.5 fm em Trieste.
Eis o que diziam os rumores:

Sven Van Hees - Tsunami (inside my soul)
Gotan Project - Diferente
Nitin Sawhney - Journey
Ovo - O mundo é já aqui
Rinocerôse - Bitch
Kings of Convenience - I'd rather dance
Nekta - Time to rise and shine
DJ Dolores - A dança da moda
Fernanda Porto - Baque virado
DJ Patife - Que pena
Zuco 103 - Humana (London Elektricity Remix)

segunda-feira, junho 12, 2006

Saudações!!!
Quem ouviu o programa de 6ª passada?
O inicio foi bastante atribulado, com vários imprevistos sucessivos. Aliás, durante toda a emissão ocorreram alguns enganos e bacoradas. De imediato pedi desculpas aos ouvintes do "Ao Nascer da Lua", mas a verdade é que os directos têm destas coisas, e como disse o nosso convidado: "assim tem mais piada!!!". Percalsos à parte, esta "DJ Chat" com o Renato Romba originou um programa pródigo em novas sonoridades para os ouvintes do "Ao Nascer da Lua", e para mim também. Nomes como Homelife, Isolée ou Spank Rock alargaram e diversificaram o nosso vocabulário musical e a nossa fonoteca. Destaque para os Liquid Liquid, que marcaram presença com a faixa "Bell Head", lançada inicialmente em 1981. -A sua curta mas brilhante discografia, toda ela da 1ª metade da década de 80, já foi alvo de inúmeras versões e "remixes", e está agora a ser reeditada pela DFA, a editora dos LCD Soundsystem. Um grande som, mais do que vanguardista, e que exemplifica bem os gostos musicais do Renato, e sua relação com a música.
Foi um privilégio tê-lo em estúdio, e foi também muito divertido. Aquelas duas horas passaram num instante... Obrigado Renato!!!
Ah, de salientar ainda a visita, quase no fim da emissão, de uma ouvinte anónima (esqueci-me de perguntar o nome...), em resposta ao concurso que lancei. Ela apareceu pelos estúdios da RUA, e levou para casa um sonzinho. Fácil!!! Podiam ter sido vocês... Ouçam a próxima emissão pois pode ser que eu esteja novamente de mãos largas. Por falar em próxima emissão, estarei novamente por minha conta, e teremos concerteza um programa bem mais dentro do que os ouvintes do "Ao Nascer da Lua" já reconhecem. Então fiquem bem e até sexta.

Playlist de 09/06/06:
Kid Loco - the viaduct
Clouddead - pop song
Bone Thugs n'Harmony (Kruder & Dorfmeister Remix) - 1st of the month
Wolfgang Press (Sabres Main Mix) - 11 years
Gotan Project - una musica brutal
Homelife - banjo
Lamb - b_line
Spektrum - breaker
Tosca - orozco
Isolée - schrapnell
Fila Brazillia - howard dan ryan
!!! - take ecstasy with me
4Hero (Jazzanova Remix) - we who are not as others
I-Wolf & Burdy feat. Shaun Ryder and Karandilla - money money
Roberto Carlos (Dub Club Remix) - calhambeque
DJ Shadow (Soulwax Remix) - 6 days
Roni Syze & Reprazent - swichblade
Spank Rock - bump
Amon Tobim - sordid
Capoeira Twins - Southpaw
Talvin Singh - ok
Liquid Liquid - Bell Head
DJ Marky (Decoder & Substance Mix) - hide u

terça-feira, junho 06, 2006

1º Nascer da Lua em Trieste

Bem sei que pode parecer pomposo, mas gosto como isto me soa: Trieste hoje ouviu pela primeira vez o Nascer da Lua. Foram 45 minutos de 4hero, Patife, Nitin Sawhney e outros velhos transeutes das ondas sonoras de 6a à noite em Faro que se fizeram ouvir na cidade que acolheu James Joyce. Para a semana vai haver mais, sempre das 15.45 às 16.30 (um pouco cedo para a Lua nascer... é o que se arranja. Também podia dizer que aqui é mesmo assim, que a Lua nasce mesmo a esta hora e que foi de propósito mas ninguém acreditava) nas frequências 104.5 e 104.8 fm.
A Radio Fragola é uma rádio 'anárquica' onde ninguém recebe um tusto (ai o saudoso escudo) por fazer aquilo que gosta. Semelhanças com a RUA? pois... fica situada DENTRO de um hospital psiquiátrico (a rádio Fragola e não a RUA), o que pode proporcionar encontros imediatos de graus elevados como os de hoje. Não vos conto para não vos maçar, mas acreditem que foi surreal...

Playlist 'Il Sorgere della Luna' #1:

1- Tosca: Heidi Breuhl (Plantlife’s Love Philosophy Mix)
2- Zero 7: Look up
3- The Doors: Strange days (Thievery Corp Mix)
4- Nekta: Time to rise and shine
5- Beanfield: The season (Swag’s vocal Mix)
6- Nuorican Soul: I am the black gold of the Sun (4hero Remix)
7- Nitin Sawhney: The search
8- Bauchklang: Navigator
9- DJ Patife (feat. Camila Andrade e Guto de Almeida): Diariamente
10- DJ Patife (feat. Cleveland Watkiss): Overjoyed
11- Aphrodite: Heat haze
12- EZ Rollers: Cops don’t like us

segunda-feira, junho 05, 2006

Olá a todos os nado-lunáticos (????)
Na sexta passada, por motivos profissionais, não pude fazer o programa em directo. Por isso 5ªa à noite tive pela primeira vez a experiência de gravar um programa. E tal, como me tinham avisado, deu muito mais trabalho que um directo. Penso que o resultado final foi bastante bom... mas digam-me vocês.
Esta semana, estarei em directo e muito bem acompanhado. Como já saberão se ouviram o último programa, vou ter um convidado para uma "DJ Chat": Renato Romba, um DJ que há cerca de 10 anos passa som em alguns dos espaços mais "alternativos" da noite farense, como os saudosos Morbidos, Prior e Ovelha Negra, ou mais recentemente "Os Artistas". Sem dúvida, um dos meus DJ's preferidos , com uma selecção musical com a qual sempre me identifiquei. Para além disso, é um bom amigo, colega e/ou cicerone de muitas noites inesquecíveis. Vai ser um prazer tê-lo com convidado, e não duvido que vai ser mais um animado diálogo musical, "Ao Nascer da Lua". A não perder!!!
Até sexta...

Lista de 02/06/06:

Koop feat. Terry Callier - in a heartbeat
LTJ Bukem - sunrain
Peace Orchestra - marakesh
DJ Shadow - what does your soul look like (part 1)
Sofa Surfers - beans & rice
Skalpel - 1958
Bozoo Bajou - I cry
Propellerheads - on her magesty's secret service
Nekta - time to rise and shine
Nekta - I'd wish
Ursula Rucker - time
Talvin Singh - eclipse
Nusrat Fateh Ali Khan & Michael Brook - taa deem (asian dub foundation remix)
DJ Patife feat. Camila Andrade - diariamente
Smoke City - numbers
Dub Club - malandro
Koop - absolut space (jazzanova remix)
Roni Size & Reprazent - staircase
DJ Cristl - mindgames
DJ Marky & XRS feat. Vikter Duplaix - moments of lust
EZ Rollers - cops don't like us
Big Bud - darker than blue