quarta-feira, agosto 30, 2006

Pontapé na Cona

'Saem 3 na cona!', gritava a tia Alice por trás do balcão do bar Arroz Doce, ao Bairro Alto em Lisboa. E ainda grita, penso eu, cada vez que lhe pedem a dita bebida constituída por cerveja, café e o ingrediente X... na verdade nunca me interessou muito o sabor daquilo, nem sei se é mesmo cerveja e café, gostava mesmo era do som da frase que, de tão repetida, quase tinha perdido a graça. Quase. Mas não era do Bairro Alto que queria falar (mesmo já tendo saudades, confesso, do tempo em que me perdia todo o santo fim de semana naquelas vielas cheias de gente primeiro chunga e mais tarde fashion), nem sequer do imaginário sexual feminino, mas sim de outro pontapé. Desta feita, o bar Pont'a Pé em Aljezur.
O bar é um espetáculo - uma cave com 400 anos, com ares de ter sido um calabouço onde prisioneiros eram torturados ou qualquer história macabra do género. Bom, na realidade penso que seria uma prosaica cavalariça ou assim, mas tem mais piada pensar o primeiro. Do pé direito baixo às argolas na parede, dos recantos escondidos à esplanada, da pedra das paredes à vibração da Costa Vicentina, o Pont'a Pé é mesmo um local obrigatório para quem vai a Aljezur.
Daí o meu contentamento de juntar o útil ao agradável - alto place e alto sonoro (não vou ser falsamente modesto, se eu não achasse que o som que passo é bom, deixava-me disto e dedicava-me, sei lá, à Biologia...). E então de barriguinha cheia com um belo bife da vazia servido no restaurante Pont'a Pé (no piso de cima do bar, pois claro) sigo com um sorriso nos lábios para mais uma session de freestyle DJing.
Começou com belo funk-disco-house-sei-lá para aquecer a pista, e passou gradualmente para paisagens sonoras orientais onde as meninas gostam habitualmente de se mover. Daí até ao drum'n'bossa foi um pulinho e foi também o ponto alto da noite - o pessoal gostou muito daqueles sons de usura pouco comum naquela casa. Tudo bem até aqui, eram 2 da manhã, a pista estava composta, grande vibração no ar e muita brasileirada para abanar a bundinha. A pouco e pouco o som foi-se tornando mais 'hard', mais para terrenos drum'n'bass britânicos mas nunca deixando de ter aquele ritmo dançante. E gradualmente também o público foi mudando, começando a chegar o people 'da night' (nesta caso, gente já embriagada e sem postura). Não seria um problema se não me viessem chagar o juízo, particularmente um cromo de Lisboa, menino da linha provavelmente, q não deixava de pegar no meu pé com frases emblemáticas do tipo 'ói, n tens aí um trancezinho' ou 'mete aí um house, q a minha namorada só gosta de house'. Pá, isto são frases de roto.
A tortura continuou (lembram-se lá em cima de eu ter falado na sala das torturas? pois aí têm) até q tive de dizer 'Qual foi a parte que não percebeste?' e por fim o Tico juntou-se com o Teco, fez-se luz naquela cabecinha e pôs-se a milhas.
Eu compreendo que as pessoas quando ouvem algo que não estão habituadas estranhem, e ainda mais quem não está atento ao mundo da música e só leva com o comercial. Mas abram essas cabecinhas aos ventos de mudança e por favor lembrem-se deste ditado anglófono: ENGAGE BRAIN BEFORE STARTING MOUTH. Chiça! Quase que estragava a noite. Minto, não esteve nem perto, mas incomodou um pouco.
Bem, a noite acabou bem, o surf no dia seguite foi pacífico e principalmente rejuvenescedor, e ficou em aberto uma próxima session.
Obrigado à gerência do pontapé e até à próxima!

sexta-feira, agosto 25, 2006

Zen Drum & Bass Sessions #2

Pois é pessoal, hoje o bar Nordik em Faro recebe mais uma Zen D&B session, com DJ Sir_aiva e VJ Trumach. Apareçam a partir da 23h, que não se vão arrepender.




Já amanha (Sábado dia 26 de Agosto), os sons do "Ao Nascer da Lua" viajam até à Costa Vicentina, mais precisamente, até ao bar Pont'a pé em Aljezur. O DJ Sir_aiva vai estar lá a partir da 23h, a partir a loiça toda!!! Para quem não conhece o Pont'a pé, garanto-vos que é um dos bares mais fixes e animados do Algarve. Aproveitem esta oportunidade para o conhecer!

Abraços!!!

quarta-feira, agosto 23, 2006

FIESA - preview


Isto é só uma 'piquena' amostra da session no FIESA, fiquem atentos porque hão-de chegar mais fotos...

domingo, agosto 20, 2006

DJ Chat com Thor Boldsen Ao Nascer da Lua

Estivemos esta semana à conversa com Thor Boldsen, a mente por trás do NORDIK, o mais novo espaço de lazer nocturno em Faro. Ocupando o lugar do antigo Ovelha Negra, este bar vem trazer uma lufada de ar fresco bem ao estilo Dinamarquês até à nossa cidade. O NORDIK tem um conceito diferente, um design arrojado e a música reflecte bem os gostos ecléticos do seu criador. Ide por favor até www.nordik-bar.com e verão que não estou a mentir. E por falar em música, eis a selecção musical desta DJ Chat Ao Nascer da Lua:

Telefon Tel Aviv - Nothing is worth losing that
Future 3 - Future 3
Zero 7 - Look up
Blue Foundation - shine
Parov Stelar - Faith
Puddu Varano - Treating me mean
OVO - não conselho
Lasse Lovelace - Skacid
Rinocerôse - Bitch
Mu - And the Glass Handed Kites
Sofa Surfers - Softly
Delano Smith - Detox
Stetsasonic - Talkin' all that Jazz (Dimitri from Paris remix)
Puddu Varano - Star 70
David Bendeth - feel the real
Saint Etienne - Soft like me
Courtney Pine - I've known rivers (4Hero remix)
Banzai Republic - No matter how I try
Klute - Finger in the Hole
Sort Sol - Brogue
Ludo - Ouvi Chamar
Royksopp - Loser now
4Hero - 9 by 9 (Marcus Intalex & St Files remix)
Goldie -Dirty Dozen

quinta-feira, agosto 17, 2006

Grão de Areia na FIESA - DJ Sir Aiva + VJ Trumatch



Imaginem a cena: domingo, dia de descanso, nada para fazer... eis a opção: ir até à FIESA (Festival Internacional de Esculturas na Areia) e, a partir das 19.30, meditar com o set 'Hi To Tsubu no Suna' (japonês para 'Grão de Areia') do DJ SIR_AIVA e VJ TRUMATCH. A entrada é paga mas nós aqui Ao Nascer da Lua somos uns mãos largas e estamos a dar convites - é só enviarem um mail para aonascerdalua@gmail.com com o vosso nome e nº de BI, mais a resposta correcta à seguinte pergunta:
Qual o nome da Deusa Grega do Amor?

Não percam tempo, que o Verão está a acabar!! Quem não foi à 1ª Zen Drum'n'Bass Session no Nordik Bar na sexta passada tem aqui a oportunidade de se redimir.

Inshalah!

domingo, agosto 13, 2006

Nascer da Lua Telepático

Ora viva!

Na passada sexta-feira tivemos mais um programa bem animado, com alguns disparates, muito boa música, um report Sudoeste 2006, e um novo projecto em destaque durante a 2ª hora: os brazileiros Télépathique. O duo paulista, formado por DJ Periférico e Mylene, lançou recentemente por terras Lusas o seu 1º trabalho, intitulado "Last Time on Earth", editado pela Music Mob. Como nós "Ao Nascer da Lua" já tinhamos testemunhado duas excelentes actuações ao vivo deste projecto, apressamos-nos a adquirir o álbum. Os Télépathique, que se insererem numa nova vaga do breakbeat brazileiro, conseguiram elaborar um disco de grande qualidade, em parte porque DJ Periférico é desde há muito tempo um aclamado produtor, mas essencialmente porque o duo funciona em perfeita sintonia, quer do ponto de vista criativo, quer em termos técnicos. Em suma, uma óptima adição a qualquer colecção de música, e certamente, uma presença assídua nas próximas emissões do "Ao Nascer da Lua". Mas não esquecer, continuamos a recomendar vivamente os electrizantes live acts dos Télépathique. A não perder meus amigos.


Aqui fica a play list do programa de 11/08/2006:

Nitin sawhney - promise
Microbios - mil folhas
Telefon Tel Aviv - in the edge of the world you will still float
De Phazz - jazz music
Big Bud - mombassa
Talvin Singh - traveller (4 hero's dollis hill futebol remix)
Zuco 103 - tão lonely
MJ Cole - intro (sincere)
Sofa Surfers - notes of a prodigal
Rinocerose - bitch
Red Snapper - the paranoid
Amon Tobin - nightlife
Roni Size - snapshot
Télépathique - sex, drugs & funk 'n' roll
Télépathique - dejá vu
Pendulum - still grey
DJ Patife - overjoyed
Télépathique - kabalah
Télépathique - love & lust
DJ Marky & XRS - rude boy
Télépathique - wild
Télépathique - vida inteira
Fernanda Porto - outro lugar do mundo

Abraços!!!

quinta-feira, agosto 10, 2006

Sudoeste 2006

Olá a todos!
Pois é, 6ª e sábado passados estive no aclamado festival, que comemorava a sua 10ª edição. Apesar de o cartaz não conter nomes do calibre que a maioria das pessoas esperava, posso-vos dizer que se ouviram muito bons concertos na Herdade da Casa Branca. Posso começar por falar de dois grandes nomes da música electrónica, que vieram pela primeira vez a terras lusas: Prodigy e Daft Punk. Posso dizer que nenhum deles deslumbrou, mas ambos cumpriram, e bem. O colectivo britânico apresentou a sua formação clássica, com Maxim Reality e Keith "Firestarter" Flint sempre a puxar pelo público, e uma banda de palco bem possante. Já duo francês, num dos 10 concertos de uma mini tour mundial, ofereceu ao público um espectáculo 50% visual - 50% musical, onde a sensação frequentemente transmitida era a de estarmos a viajar pelo espaço sideral. Como saberão, nenhum destes projectos edita algo novo há bastante tempo, mas foi muito bom ouvir ao vivo verdadeiros hinos da música electrónica dos 90s, com destaque para "smack my bitch", "no good (start to dance)" e "diesel power" dos Prodigy; e "arround the world" e "da funk" dos Daft Punk.

Mas para mim, o melhor concerto que vi nestes dois dias foi sem dúvida o de Who Made Who. Enquanto no palco principal, uns apagados Madness adormecia a multidão, o trio dinamarquês produzia um concerto electrizante, onde a guitarra, o baixo e a bateria "rasgavam" em perfeita sintonia. Arrumados habitualmente (e erróneamente, na minha opinião) na gaveta do electro, os Who Made Who apresentaram uma sonoridade essencialmente disco e funk, entrando por vezes em terrenos como o punk ou o folk. Ouviu-se música exelente, bem tocada e extremamente dançável, com os interpretes sempre em sintonia com a audiência, numa actuação cheia de "feeling" e até algum humor. 5 estrelas pra eles!!! Já agora, espreitem o site oficial: www.whomadewho.dk.

De resto, quero rapidamente destacar os concertos de Marcelo D2 e Buraco Som Sistema, e acima de tudo, a boa onda que senti entre os festivaleiros(as). Pró ano, se puder, lá voltarei ao Sudoeste.

Se quiserem saber tudo sobre o Sudoeste 2006, cliquem no link abaixo, e leiam o que o enviado especial da RUA ao festival tem para dizer: http://aruanosudoeste.blogspot.com/

Abraço a Todos!!!

terça-feira, agosto 08, 2006

Ao Nascer da Lua no Nordik Bar


Agora às 6as feiras e em ciclos semi-lunares (i.e. quinzenalmente) a Lua nasce a Norte: Zen Drum & Bass sessions com o sonoro que ouves na rádio, a partir de agora no Nordik Bar em Faro!
Aparece e fica atento aos passatempos na tua RUA!

Teahupoo

Teahupoo é uma praia linda, no arquipélago do Tahiti situado nos confins do Pacífico Sul. Qualquer turista menos precavido e mais desinformado julgaria que este seria o local ideal para relaxar, dar umas banhocas e quiçá fazer um snorkeling no recife de coral em frente à praia.
Pois então relaxa lá com isto...
Nesta baía quebra a onda mais agressiva do planeta, sobre uma bancada de coral onde todo o Oceano se dobra sobre si mesmo e desaba num poder inimaginável. Este video retrata provavelmente a maior onda alguma vez surfada neste local.

sexta-feira, agosto 04, 2006

BIG AIR 2006 Portimão

Assim como não quer a coisa, dei comigo a ser mais uma vez o 'enviado especial' da RUA num evento de snowboard. Snowboard? No verão? Em Portimão? Pois claro... ão (para rimar).
Foi uma organização da Realizar, Dreamgate, XBox e CM Portimão que só pecou pela falta de divulgação. Ainda assim foram muitos os veraneantes que se deslocaram ao fantástico areal da praia da Rocha para verem uma não menos fantástica estrutura de quase 30 metros de altura, coberta com 240 toneladas de neve REAL (produzida com azoto liquido), que dava forma à maior rampa jamais construída numa praia. Foram 17 snowboarders internacionais (incluindo 4 meninas) e 14 nacionais que voaram pelo big air numa quente noite de Verão.
A prova iniciou-se com 1 hora de atraso, enquanto a organização e os próprios riders portugueses se esforçavam para finalizar a cobertura de neve onde iriam deslizar. O top 16 nacional teve então a honra de inaugurar esta rampa histórica ao realizar a prova de Big Air do circuito nacional Snowboard Series. O portugueses estiveram à altura, e o destaque foi para Diogo Patrocínio ‘Cabeleira’ e Diogo Sena ‘Drácula’, o primeiro a completar fantásticos rodeos 540 e o segundo finalizar um fantástico backflip indy grab. No final, o painel de juízes apurou para a passagem ao main event os seguintes riders:

Diogo Patrocínio
Alexandre Carrasco
Tiago Mendes
Diogo Sena

Nesta fase, os snowboarders internacionais tiveram direito a 3 saltos cada um, os primeiros de aquecimento e um último de exibição. Ainda houve espaço para um falha de energia de vários minutos que aparentemente não quebrou o espírito dos atletas.
Dos 17 homens e 4 mulheres na prova principal, foram seleccionados 8 riders para a grande final e supresa: estava lá o português Diogo Patrocínio.

A prova final foi na realidade a mais esperada pelos mais de 10.000 espectadores que segundo a organização estiveram presentes. Os português Diogo Patrocínio não se intimidou com os companheiros internacionais e apostou na velocidade para esticar ao máximo a sua manobra de eleição, o rodeo 540. No entanto, a vitória final coube ao austríaco Chris Kroll que não deu hipótese ao realizar um fabuloso Frontside 900. Em segundo lugar ficou o checo Martin Cernik e em terceiro o também austríaco Friedl Kollar. O nosso Diogo arrecadou o 5º lugar, o máximo alguma vez alcançado por um português numa prova da taça do mundo. Parabéns Cabeleira!

Nas senhoras, foi a austríaca Julia Baumgartner que levou a melhor sobre as suas companheiras.

Entretanto a festa continuou no Sasha beach bar, um espaço com muita pinta mas cheio de gente de plástico. Não fosse esta uma festa diferente e seria o mesmo que se passa em quase todo o Algarve – uma montra de carne plastificada em que a maioria só está ali porque ‘é o que está a dar’, não importa se gostam ou não da música ou do espaço, o que parece interessar é ser visto no local da moda. Dou só este exemplo: quem é que se lembra de ir de saltos altos para um bar no areal??