segunda-feira, julho 31, 2006

Playlist 28 Julho 2006

Cá fica mais uma listinha de pérolas sónicas que desfilaram pelos ouvidos atentos de audiófilos dedicados:

Nekta - For A While
Nitin Sawhney - Promise
Telefon Tel Aviv - I Lied
Suba - Sereia, amor d'água
OVO - adalab (DJ Sir_Aiva remix)
Matthias Vogt Trio - Pilot
Jim Morrison - The Movie
Ludo - ouvi chamar
Sofa Surfers - Say Something
Parov Stelar - Get Up On YOur Feet (Original Version)
Dzihan & Kamien Feat. General Santana - Sliding
Cinematic Orchestra - Flite
Tosca - Damentag (Madrid De Los Austrias Mix)
Groove Armada - Superstylin
LTJ Bukem - Cosmic Interlude
James Hardway - See Through Me
Squarepusher - Drum n Bass 2000
Bauchklang - Navigator
Asian Dub Foundation - new way, new life
Aphrodite - Precinct 13
Roni Size/Reprazent - Brown Paper Bag
DJ Marky & XRS - dia de sol feat. gilberto gil
Talvin Singh - Abalonia
4hero - 9 by 9 (marcus intalex & st files remix)
DJ Marky & XRS - moments of lust feat. vikter duplaix
EZ Rollers - Cops Don't Like Us

segunda-feira, julho 24, 2006

Epílogo da festa 'Ao Nascer da Lua'

E pronto! Assim tivemos a primeira festa Ao Nascer da Lua, recheada de boas vibrações numa quente noite de Verão. Mesmo com uma ameaçadora concentração de motards a ensombrar o trânsito de Faro, o espaço exterior dos Artistas em Faro encheu-se de audiófilos de sons cósmicos para ouvirem e verem a Lua a nascer ao vivo. Muchas gracias a quem lá foi e a todos os que colaboraram para tornar este evento possível.
Mais festas se seguirão, fiquem atentos ao blog e ao programa para as novidades!

DJ Sir_Aiva
VJ Trumatch

Playlist 21 Jul 2006

Num Nascer da Lua cheio de peripécias técnicas e erros humanos, numa antevisão pitoresca da festa do dia seguinte, eis o que por cá se ouviu nesta sexta feira Ao Nascer da Lua:

The Doors – Ghost Song
Nitin Sawhney – Journey
Llorca – The End
Lamb – Clouds Clear
Micro_bios – No Meu Sofá
Dzihan & Kamien – Dabudei
Langoth – Whatch What You Say
De-Phazz – Mambo Craze
The Doors – Strange Days (Thievery Corp. remix)
The Funky Lowlives – Nota Bossa
James Hardway – A Lil’ Something
Dimitri from Paris – Not Quite Disco
Rinocerôse – Bitch
Pendulum – Girl in the Fire
Kosheen – Hide U (original)
Klute – Second Skin
EZ-Rollers – Tough at the Top
DJ Patife & Madzoo feat. Fernanda Porto – Amor Errado
DJ Marky feat. Vikter Duplaix – Moments of Lust
Pendulum – Hold Your Colour

domingo, julho 23, 2006

Talvin Singh por terras lusas

Olá a todos. Este fim-de-semana, por vários motivos, tive mesmo que vir a Almada. Como tal, não estive presente na primeira festa com o selo "Ao Nascer da Lua". Foi uma pena, até porque já sei que correu muito bem, mesmo com a concentração de motas a decorrer. Mas garanto-vos que muitas outras se seguirão, e conto estar em todas!!!

Mas a vida tem destas coisas: perde-se algo, ganha-se algo. Fiquei eufórico quando soube que, sem grandes propagandas, o Club Play (http://www.playclub.tv/), na Praia da Bafureira, ia acolher um dos músicos que eu e o DJ Sir_Aiva mais idolatramos, um "habitué" do nosso programa. Nada mais, nada menos do que Talvin Singh, um dos mentores do movimento "Asian Underground". Ainda um pouco incrédulo, lá fui eu marginal fora até à dita praia. Desde logo fiquei agradavelmente surpreendido com o espaço: Dois pisos bem amplos, decorados de forma minimalista, com enormes janelas para a praia e o Oceano Atlântico. Só tive pena da fraca afluência do público. No futuro, quando souberem de alguma festa lá, não hesitem em ir. Eu vou fazer o mesmo certamente.
Mas vamos ao que realmente interessa. O grande mestre Singh iniciou o set com um longo e relaxante intro com sonoridades asiáticas, e em seguida partiu para terrenos nos quais não estamos acustumados a encontrá-lo: "breakbeat" e "dub-step", com ritmos muito fortes e até agressivos por vezes. Depois de uns 30-45 minutos nestas tendências bem inovadores, surgiram as sonoridades que lhe reconhecemos como "suas": "Drum & Bass" sempre a abrir, replectas de melodias indianas, onde a tabla é rainha absoluta. Um grande set, sem dúvida. Mesmo durante os efeitos mais exigentes, ele ia levantando ligeiramente a cabeça, tentando absorver a reacção da plateia.
Mas algo mais que música passou ontem do indo-britânico para o público. Enquanto as colunas debitavam centenas de rotações por minuto, e a audiência se esforçava por mover o seu corpo a um ritmo minimamente idêntico, Talvin mantinha sempre uma calma e serenidade quase palpáveis, mesmo quando os seus dedos se mexiam com uma velocidade e precisão incríveis. De forma inconsciente, esta sensação relaxante foi também alastrando pela audiência. E já no regresso a casa, uma sensação de "zen" absoluto apoderou-se de nós...

Thanks Talvin!!!

terça-feira, julho 18, 2006




Já sabes, para ganhares convites com direito a uma bebida só tens que enviar um mail para aonascerdalua@gmail.com com o teu nome e nº de BI. Vem ouvir e ver em directo o que traz o Nascer da Lua!

domingo, julho 16, 2006

FESTA 'AO NASCER DA LUA' = DJ SIR_AIVA + VJ TRUMATCH - BAR ARTISTAS (FARO) 22 JULHO

É isso mesmo, eis a 1ª festa AO NASCER DA LUA. Conta com o apoio da RUAfm, A.R.C. Músicos e Bar Artistas. Temos brindes Electric para oferecer e convites com direito a uma bebida, basta mandarem um email para aonascerdalua@gmail.com com o vosso nome e nº de BI e já está, nem têm que se esforçar mais. Somos uns mãos largas!

Ataque massivo ao Nascer da Lua

No último Nascer da Lua tivemos um grande colectivo em destaque: os Massive Attack foram revisitados (e muito bem) numa primeira hora conduzida com sabedoria pelo Dj Zafur. O percurso, as mudanças, o êxito e a forma de lidar com ele foram os tópicos da conversa sobre o grupo de Bristol.
Na viragem para a segunda hora entrámos numa velocidade de cruzeiro mais acelerada, com especial destaque para os Pendulum. Este trio de Perth (Austrália) envolve as influências declaradamente rock em roupagens electrónicas de última geração. BOMBASTIK!!! Queiram consultar www.myspace.com/holdyourcolour para saberem mais.

Entretanto divulgámos a data da 1ª Festa ‘Ao Nascer da Lua’ e fizemos passatempos, mas isso são outros posts...

Playlist 14 Julho 2006

Especial MASSIVE ATTACK
Protection
Angel
Safe From Harm
Spying Glass
Special Cases
Unfinished Sympathy
Rising Son
Karmacoma
Small Time Shot Away
Inertia Creeps

Klute- Torrential Pain
Big Bud – Bluegrass
Fernanda Porto – Outro Lugar do Mundo
Kosheen – Empty Skies
London Elektricity – Pussy Galore
Klute – Finger in the Hole
DJ Marky feat. Cleveland Watkiss – Breeze
Pendulum – Girl in the Fire
Pendulum – Hold your Colour
EZ Rollers – Jungle Drum & Bass
Aphrodite feat. Deadly Hunta – Ganja Man
Pendulum – Still Grey
Nitin Sawhney – The Search
Stetsasonic – Talkin’ All That Jazz (Dimitri from Paris Remix)

quarta-feira, julho 12, 2006

Hype@Tejo 2006

Olá a todos!
No passado sábado, dia 8 de julho, estive no Terraplano de Santos, para a 5ª edição do Festival Hype, a 2ª nas margens do Rio Tejo.
Desde logo, penso que o evento se destaca pela diversidade dos projectos presentes, uma prova mais que clara de que a música electrónica não é toda igual, ao contrário do que alguns "velhos do restelo" tentam fazer passar. Numa noite, pode ouvir-se breakbeat, electro, hip-hop, kuduru progressivo, trip-hop, etc... Ou seja, musica electrónica para todos os gostos, do Brazil ao Reino Unido (passando pela Buraca!), dos novatos aos mais experientes e conceituados. E deixem-me dizer-vos, 30 euros hoje em dia é um óptimo preço, pelo menos na minha opinião. Não me admirava se pedissem essa quantia "só" pelos Massive Attack. E se o concerto for tão bom como o que eles deram no passado Sábado, então eu estarei entre a audiência muitas vezes.
Posso começar por eles os meus destaques da noite. Há muitos anos que o conjunto de Bristol se encontra entre as minhas bandas de culto, e também há muito tempo ambicionava ter o prazer de os ver ao vivo. Tudo tem o seu timming, e valeu a pena esperar, pois o concerto foi enfeitiçante!!! Os Massive Attack apresentaram-se a todo o gás em Lisboa, com os cabecilhas Robert "3D" Del Naja e Grant "Daddy G" Marshal, os vocalistas convidados Sara Jay e Horace Andy e uma banda de palco de primeiríssima qualidade, com destaque para os dois bateristas. O line-up, um verdadeiro Collected ao vivo, abrangeu todos os álbuns desde Blue Lines (1991) , com visitas mais frequentes a Mezzanine (1998), para meu especial contentamento. Entre as minhas músicas da noite ficaram Inertia Creeps, Karmacoma, Safe From Harm e Angel. Mas asseguro-vos, foi um concerto sempre a alto nível, quer em feeling, quer em termos técnicos. O palco pareceu-me de dimensões adequadas à banda, e um psicadélico e inovador sistema de iluminação foi transmitindo mensagens humanistas e anti-belicistas, algo também muito típico dos Massive Attack. Se a isto adicionarmos Almada (a minha terra natal) como pano de fundo, posso dizer-vos que este foi um concerto que tão cedo não esquecerei.
Logo no inicio da noite, tive pela 2ª vez em poucos meses, o prazer de assistir a uma actuação dos brazileiros Téléphatique, com o seu breakbeat altamente dançável. Quando eu e o DJ Sir_Aiva assistimos à sua actuação com Fernanda Porto, no passado mês de Março, ficamos com uma excelente impressão, bem como algumas dores de tanto dançar. E o fenómeno confirma-se! O duo composto pelo brilhante DJ Periférico e pela sensual Mylene é uma aposta certa, e recomendo aos que ainda não os viram ao vivo a fazerem-no o mais rapidamente possível. Já agora, aconselho-vos o seu álbum Last Time on Earth, recentemente editado em Portugal, e que em breve será alvo de destaque no "Ao Nascer da Lua".
Finalmente, uma nota muito especial para os Luso-angolanos Buraca Som Sistema, com o seu Kuduro progressivo. Este projecto, da autoria dos DJs/Produtores Lil'John, Riot e Conductor, trás-nos uma nova aproximação ao género musical angolano, cada vez mais popular nas discotecas de todo o mundo lusófono, ao fundi-lo com outras influências musicais, como o Drum & Base e o Grime. A actuação, embora tenha por vezes denunciado a tenra idade do projecto e dos seus interpretes, foi muito ritmada e muito alegre, com os MC's convidados Kalaf e Petty a porem toda a audiência a dançar fffeeeeiiioooo!!! Os Buraca Som Sistema estão de parabéns, pois conseguiram criar uma versão muito própria de música electrónica, que reflecte fielmente o caldeirão cultural que se encontra numa cidade como Lisboa. Se a coisa pega, podemos estar perante um novo movimento... e a julgar pela energia das actuações ao vivo e pelo feedback do público, então o kuduro progressivo pode estar prestes a invadir as discotecas de todo o mundo. Passem pelo site: http://www.myspace.com/burakasomsistema .
E sobre o Hype@Tejo é tudo, pelo menos via blog, pois no próximo "Ao Nascer da Lua" (dia 14 de Julho) vamos ter uma 1ª hora exclusivamente dedicada aos Massive Attack, bem como mais alguma conversa sobre o festival. Na 2ª hora o DJ Sir_Aiva vai trazer algumas novidades de Drum & Bass, e vamos oferecer convites para a 1ª festa do "Ao Nascer da Lua", que vai decorrer no Bar Artistas em Faro, com o DJ Sir_Aiva e o VJ Trumatch no próximo dia 22 de Julho. Não Percam!!!

sábado, julho 08, 2006

OVO 1

Foi uma grande noite de DJ Chatting com o OVO, com muita música nova (como de costume) e conversa que nunca mais acabava... a maior parte em off, pois claro, porque o que interessa no DJ Chat é o sonoro. Havemos de ter aqui mais pormenores (incluindo a playlist, que foi embora com o Ovo - é infinita a quantidade de trocadilhos que se podem fazer com o nome deste projecto, incrível) mas para já fica esta nota para poderem comentar à vontade. Vá. Força.

domingo, julho 02, 2006

Med Music

Como tinha dito no último post (que, como habitualmente, foi certamente lido por milhares de audiófilos por esse mundo fora), o Nascer da Lua desta semana foi reduzido a uma hora para dar lugar à emissão em directo do Festival Med a partir da zona histórica de Loulé. Nesta onda de World Music - mais especificamente aquela produzida na bacia do Mediterrâneo, a que se dedica este festival de excelente qualidade -, o Nascer da Lua foi dedicado ao que de melhor se tem feito quando se misturam as raízes étnicas com as novas tecnologias. Do Brasil à India, de França à Tunisia, do Irão à Argentina, demos a volta ao mundo numa horinha, a uma média de 102.7 km/seg. A frequência da RUA vibrou com estes senhores que se listam de seguida:

Nitin Sawhney - Noches En Vela (Part 1)
Nitin Sawhney - Noches En Vela (Pert 2)
Smadj - Etrange
Talvin Singh - It's Not Over
Smadj - Glogg
Fernanda Porto - Baque Virado
Nitin Sawhney - Pieces of ten (Chandru Mix)
Ekova - Starlight Dream in Daden
DJ Dolores e Orquestra Santa Massa - A Dança da Moda
Talvin Singh - Veena
Nitin Sawhney - nadia
DJ Patife - Made in Bahia
Niraj Chag - Ye Zameen
Ges-E + Usman - Field Of Dreams
Gotan Project - Diferente (Album Version)

Como anunciado, a próxima semana terá a presença dos OVO para mais uma sessão de DJ Chat. Não percam em directo as escolhas musicais de uma das bandas revelação de 2006. BE THERE OR BE SQUARE!!