quarta-feira, julho 12, 2006

Hype@Tejo 2006

Olá a todos!
No passado sábado, dia 8 de julho, estive no Terraplano de Santos, para a 5ª edição do Festival Hype, a 2ª nas margens do Rio Tejo.
Desde logo, penso que o evento se destaca pela diversidade dos projectos presentes, uma prova mais que clara de que a música electrónica não é toda igual, ao contrário do que alguns "velhos do restelo" tentam fazer passar. Numa noite, pode ouvir-se breakbeat, electro, hip-hop, kuduru progressivo, trip-hop, etc... Ou seja, musica electrónica para todos os gostos, do Brazil ao Reino Unido (passando pela Buraca!), dos novatos aos mais experientes e conceituados. E deixem-me dizer-vos, 30 euros hoje em dia é um óptimo preço, pelo menos na minha opinião. Não me admirava se pedissem essa quantia "só" pelos Massive Attack. E se o concerto for tão bom como o que eles deram no passado Sábado, então eu estarei entre a audiência muitas vezes.
Posso começar por eles os meus destaques da noite. Há muitos anos que o conjunto de Bristol se encontra entre as minhas bandas de culto, e também há muito tempo ambicionava ter o prazer de os ver ao vivo. Tudo tem o seu timming, e valeu a pena esperar, pois o concerto foi enfeitiçante!!! Os Massive Attack apresentaram-se a todo o gás em Lisboa, com os cabecilhas Robert "3D" Del Naja e Grant "Daddy G" Marshal, os vocalistas convidados Sara Jay e Horace Andy e uma banda de palco de primeiríssima qualidade, com destaque para os dois bateristas. O line-up, um verdadeiro Collected ao vivo, abrangeu todos os álbuns desde Blue Lines (1991) , com visitas mais frequentes a Mezzanine (1998), para meu especial contentamento. Entre as minhas músicas da noite ficaram Inertia Creeps, Karmacoma, Safe From Harm e Angel. Mas asseguro-vos, foi um concerto sempre a alto nível, quer em feeling, quer em termos técnicos. O palco pareceu-me de dimensões adequadas à banda, e um psicadélico e inovador sistema de iluminação foi transmitindo mensagens humanistas e anti-belicistas, algo também muito típico dos Massive Attack. Se a isto adicionarmos Almada (a minha terra natal) como pano de fundo, posso dizer-vos que este foi um concerto que tão cedo não esquecerei.
Logo no inicio da noite, tive pela 2ª vez em poucos meses, o prazer de assistir a uma actuação dos brazileiros Téléphatique, com o seu breakbeat altamente dançável. Quando eu e o DJ Sir_Aiva assistimos à sua actuação com Fernanda Porto, no passado mês de Março, ficamos com uma excelente impressão, bem como algumas dores de tanto dançar. E o fenómeno confirma-se! O duo composto pelo brilhante DJ Periférico e pela sensual Mylene é uma aposta certa, e recomendo aos que ainda não os viram ao vivo a fazerem-no o mais rapidamente possível. Já agora, aconselho-vos o seu álbum Last Time on Earth, recentemente editado em Portugal, e que em breve será alvo de destaque no "Ao Nascer da Lua".
Finalmente, uma nota muito especial para os Luso-angolanos Buraca Som Sistema, com o seu Kuduro progressivo. Este projecto, da autoria dos DJs/Produtores Lil'John, Riot e Conductor, trás-nos uma nova aproximação ao género musical angolano, cada vez mais popular nas discotecas de todo o mundo lusófono, ao fundi-lo com outras influências musicais, como o Drum & Base e o Grime. A actuação, embora tenha por vezes denunciado a tenra idade do projecto e dos seus interpretes, foi muito ritmada e muito alegre, com os MC's convidados Kalaf e Petty a porem toda a audiência a dançar fffeeeeiiioooo!!! Os Buraca Som Sistema estão de parabéns, pois conseguiram criar uma versão muito própria de música electrónica, que reflecte fielmente o caldeirão cultural que se encontra numa cidade como Lisboa. Se a coisa pega, podemos estar perante um novo movimento... e a julgar pela energia das actuações ao vivo e pelo feedback do público, então o kuduro progressivo pode estar prestes a invadir as discotecas de todo o mundo. Passem pelo site: http://www.myspace.com/burakasomsistema .
E sobre o Hype@Tejo é tudo, pelo menos via blog, pois no próximo "Ao Nascer da Lua" (dia 14 de Julho) vamos ter uma 1ª hora exclusivamente dedicada aos Massive Attack, bem como mais alguma conversa sobre o festival. Na 2ª hora o DJ Sir_Aiva vai trazer algumas novidades de Drum & Bass, e vamos oferecer convites para a 1ª festa do "Ao Nascer da Lua", que vai decorrer no Bar Artistas em Faro, com o DJ Sir_Aiva e o VJ Trumatch no próximo dia 22 de Julho. Não Percam!!!