sexta-feira, agosto 04, 2006

BIG AIR 2006 Portimão

Assim como não quer a coisa, dei comigo a ser mais uma vez o 'enviado especial' da RUA num evento de snowboard. Snowboard? No verão? Em Portimão? Pois claro... ão (para rimar).
Foi uma organização da Realizar, Dreamgate, XBox e CM Portimão que só pecou pela falta de divulgação. Ainda assim foram muitos os veraneantes que se deslocaram ao fantástico areal da praia da Rocha para verem uma não menos fantástica estrutura de quase 30 metros de altura, coberta com 240 toneladas de neve REAL (produzida com azoto liquido), que dava forma à maior rampa jamais construída numa praia. Foram 17 snowboarders internacionais (incluindo 4 meninas) e 14 nacionais que voaram pelo big air numa quente noite de Verão.
A prova iniciou-se com 1 hora de atraso, enquanto a organização e os próprios riders portugueses se esforçavam para finalizar a cobertura de neve onde iriam deslizar. O top 16 nacional teve então a honra de inaugurar esta rampa histórica ao realizar a prova de Big Air do circuito nacional Snowboard Series. O portugueses estiveram à altura, e o destaque foi para Diogo Patrocínio ‘Cabeleira’ e Diogo Sena ‘Drácula’, o primeiro a completar fantásticos rodeos 540 e o segundo finalizar um fantástico backflip indy grab. No final, o painel de juízes apurou para a passagem ao main event os seguintes riders:

Diogo Patrocínio
Alexandre Carrasco
Tiago Mendes
Diogo Sena

Nesta fase, os snowboarders internacionais tiveram direito a 3 saltos cada um, os primeiros de aquecimento e um último de exibição. Ainda houve espaço para um falha de energia de vários minutos que aparentemente não quebrou o espírito dos atletas.
Dos 17 homens e 4 mulheres na prova principal, foram seleccionados 8 riders para a grande final e supresa: estava lá o português Diogo Patrocínio.

A prova final foi na realidade a mais esperada pelos mais de 10.000 espectadores que segundo a organização estiveram presentes. Os português Diogo Patrocínio não se intimidou com os companheiros internacionais e apostou na velocidade para esticar ao máximo a sua manobra de eleição, o rodeo 540. No entanto, a vitória final coube ao austríaco Chris Kroll que não deu hipótese ao realizar um fabuloso Frontside 900. Em segundo lugar ficou o checo Martin Cernik e em terceiro o também austríaco Friedl Kollar. O nosso Diogo arrecadou o 5º lugar, o máximo alguma vez alcançado por um português numa prova da taça do mundo. Parabéns Cabeleira!

Nas senhoras, foi a austríaca Julia Baumgartner que levou a melhor sobre as suas companheiras.

Entretanto a festa continuou no Sasha beach bar, um espaço com muita pinta mas cheio de gente de plástico. Não fosse esta uma festa diferente e seria o mesmo que se passa em quase todo o Algarve – uma montra de carne plastificada em que a maioria só está ali porque ‘é o que está a dar’, não importa se gostam ou não da música ou do espaço, o que parece interessar é ser visto no local da moda. Dou só este exemplo: quem é que se lembra de ir de saltos altos para um bar no areal??

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Também estive lá e foi lindo! Espero que para o ano haja mais!

20:43  

Enviar um comentário

<< Home